quinta-feira, 24 de março de 2011

ORIETAÇÃO PROFISSIONAL - A MENSAGEM SECRETA DAS CORES

A cor é uma das formas mais instantâneas de transmitirmos mensagens sobre nossa personalidade, valores e intenções. Não é a toa que o marketing das empresas desenvolve estudos minuciosos para a seleção das cores para a embalagem de produtos, logotipos, websites, entre outros. A cor também é uma forma de comunicação entre as pessoas. Na primeira impressão, sua coloração pessoal - a cor de seus olhos, pele e cabelo - afetam a percepção que os outros têm de você. As cores que você seleciona para seu guarda-roupa profissional também afetam essa percepção. Veja abaixo quais são as mensagens transmitidas pelas diferentes cores e use-as para transmitir a imagem que deseja. Lembre-se que a mensagem principal será transmitida pela cor dominante do seu traje.
Cores Neutras
Marinho
É a cor mais popular no mundo dos negócios. Transmite profissionalismo, seriedade, honestidade, integridade e confiabilidade. Transmite a imagem de uma pessoa clássica e conservadora, comprometida com o trabalho e organização.
Preto
Transmite sofisticação e elegância. Use quando precisar passar uma imagem de autoridade e poder. Mas cuidado – o preto pode estimular o isolamento, além de transmitir uma imagem pesada e invulnerável.
Marrom
É a cor da estabilidade e perseverança. Transmite segurança, mas ao mesmo tempo sugere alguém resistente a mudanças. Negativamente, pode ser associado à sujeira se o tom não for límpido. Por este motivo, opte pelos tons mais escuros e profundos.
Cinza
É uma cor refinada e sofisticada. Transmite força de caráter, autoridade e profissionalismo.
Branco
O branco transmite frescor e confiabilidade. Use se quiser mostrar-se receptivo a novas idéias. No entanto, quando o traje é todo branco, a imagem transmitida é de alguém que não é profissional, que não trabalha, pois pode se dar ao luxo de sujar uma roupa branca.
Creme/Caramelo
Use quando quiser transmitir acessibilidade e confiança.
Vinho
É uma cor clássica, que transmite elegância, autoridade, maturidade, formalidade, refinamento e sofisticação.
Ameixa
Transmite diplomacia e sofisticação. É uma cor poderosa e elegante.
Verde azulado escuro
Esta cor transmite uma imagem clássica, única e valiosa.
Cores Vivas
Vermelho
O vermelho é uma cor que atrai muita atenção. Transmite a idéia de movimento, força, autoconfiança, energia e ação. Use quando precisar de uma “levantada”, quando estiver se sentindo cansado ou sem energia. No entanto, evite se fica irritado facilmente ou quando estiver nervoso ou tenso. Nunca use esta cor em uma entrevista de emprego.
Laranja
É a cor da pessoa sociável, prática e motivada, mas deve ser usado em pequenas quantidades.
Rosa, salmão e pêssego
Tons suaves, como o salmão, pêssego e os rosas suaves estimulam a solidariedade e o cuidado.
Pink
Os rosas mais fortes e vivos transmitem a imagem de uma pessoa cheia de energia e jovial, no entanto os rosas do tipo chiclete transmitem imaturidade.
Amarelo
Sugere uma personalidade comunicativa, alegre, aberta a novas idéias. Deve ser usado em pequenas quantidades, pois pode gerar irritação. Cuidado com os amarelo pálidos, pois podem ser associados ao medo.
Verde
Transmite uma personalidade sincera, harmônica e compreensiva. É uma cor pacífica e relaxante. O verde escuro é associado a dinheiro e prestígio.
Azul
O azul inspira a confiança e transmite a imagem de uma pessoa leal, tranqüila e cuidadosa.
Violeta
Deve ser usado quando você pretende estimular a criatividade e inspiração. Os tons mais escuros transmitem uma imagem mais elegante e poderosa. Os tons mais claros, sugerem uma personalidade delicada e refinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário