segunda-feira, 14 de março de 2011

DIFICULDADES DE EMPREGO PARA PROFISSIONAL COM MAIS DE 40 ANOS DE IDADE

Ao desenvolver uma carreira numa ou em várias empresas, a remuneração de um profissional com mais de 40 anos de idade sobe. Ao ser demitido, ou ao se desligar voluntariamente da organização, este passa a disputar a nova colocação com profissionais mais jovens, que ainda não desenvolveram uma carreira e aceitam ganhos mais baixos.
Por isso as empresas demitem os mais velhos e contratam os mais novos, é uma questão de custos, assim se o profissional com mais de 40 anos de idade quer competir, terá de flexibilizar essa questão de remuneração. É importante conhecer o cenário completo onde se insere a carreira de um quarentão ou cinquentão, como por exemplo, se tornar um consultor ou prestador de serviços, pois com isto surge a possibilidade de trabalhar sem registro na CLT, permitindo este artifício, já que as empresas pagam menos, uma vez que os encargos sociais equivalem até 106% do salário nominal.
O que nos leva a indagar sobre a questão da discriminação quanto à idade é se esta provém também da queda de performance do trabalhador quarentão ou cinquentão?
Segundo o entendimento de algumas empresas, os obstáculos que levam as organizações a não contratar profissionais com este perfil é porque os mesmos têm os seguintes problemas:
1) falta de energia;
2) inflexibilidade;
3) falta de atualização;
4) morosidade
5) sem idéias novas, falta de criatividade, e
6) não se relacionam bem com seus colegas

Preconceitos estes que infelizmente existem entre a maioria dos entrevistadores, deixando claro que as empresas realmente discriminam os profissionais com mais de 40 anos de idade.
No entanto, nos dias de hoje, a maioria dos profissionais com este perfil possuem mentalidade jovem, é cheia de energia, flexível, atualizada, rápida, cheia de criatividade e se relaciona bem com seus colegas, porém deve comunicar isso com muita agressividade para superar o preconceito generalizado.
Numa próxima oportunidade, passaremos algumas dicas para driblar esse preconceito
.

Escrito por:
João S.
Administrador de empresas
 

Um comentário:

  1. Valeu Ezequiel, estamos mesmo precisando mudar essa mentalidade arcaica que os recrutadores têm de esteotipar todos de forma como se fôssemos "farinha do mesmo saco". Realmente existem os quarentões sem energia, bem como jovens sem energia. Cada indivíduo é único e deve ser visto como tal. Essa história de rótulos fica para gestores sem ATUALIZAÇÃO pois todos os estudos relativos ao RH indicam que empresas que sabem valorizar seu capital humano é quem têm conseguido ótimos resultados e motivação e isso independe da idade. Exemplo disso é a Google que tem um tipo de seleção e de remuneração tão diferenciada das empresas em geral e seus funcionários sabem que, mais que simples contratados, eles fazem parte importante do processo. Quem seleciona já com o preconceito enraizado em suas análises é que precisa "urgentemente" se reciclar.

    ResponderExcluir